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QUADRO GERAL DE DISCIPLINAS DO MESTRADO DO PPGLM

Disciplinas obrigatórias do ciclo básico

  • Lógica I
    Ementa: Seminário que visa introduzir os alunos no estudo de conceitos e técnicas elementares da lógica, em particular: formalização de sentenças da linguagem natural; derivação dentro de um sistema de lógica de predicados; definição formal de verdade e validade para linguagem de primeira ordem; instrumentos metalógicos básicos, como a distinção uso/menção, conceito de prova, definição por recursão; prova de alguns resultados metalógicos elementares, como a correção e a completude da lógica sentencial e de predicados.
  • Seminário de Questões Clássicas de Filosofia I
    Ementa: Seminárioque visa familiarizar o aluno com algum filósofo clássico e desenvolver técnicas de leitura exegética de texto, provendo assim um instrumental metodológico para o trabalho do futuro pesquisador. O curso estará concentrado na leitura de um texto em particular de um autor clássico, devendo ser dada preferência a um texto completo e compacto, que possa ser inteiramente trabalhado em um semestre. O autor escolhido poderá mudar a cada semestre.
  • Seminário de Questões de Filosofia Analítica Contemporânea I
    Ementa: Seminário cujo propósito é introduzir o aluno em alguma questão de interesse da filosofia contemporânea, não apenas aquelas questões tratadas por filósofos que já se tornaram clássicos na filosofia analítica (Frege, Wittgenstein, Russell, etc.), mas também questões que são correntes na literatura filosófica mais recente. O tópico específico do curso (assim como a bibliografia) deverá mudar de semestre para semestre, mas será sempre dada preferência a alguma questão contemporânea da metafísica (inclusive com seus desdobramentos na epistemologia, na filosofia da lógica ou na teoria da ação) que seja uma correlata da questão predominante no texto estudado no seminário Questões Clássicas de Filosofia I (ver acima), de tal forma a integrar o estudo dos clássicos no tratamento de questões contemporâneas.

Os três seminários obrigatórios deverão ser realizados no primeiro semestre do curso.

Disciplinas eletivas

  • Seminário de Lógica II, III, IV
    Ementa: Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam aprofundar o estudo de lógica simbólica iniciado com o seminário de Lógica I (ver acima), particularmente em teoria de conjuntos, teoria de modelos, lógicas não-clássicas, bem como o estudo de aspectos filosóficos da lógica que são de interesse para a filosofia.
  • Seminário de Questões Clássicas de Filosofia II, III, IV
    Ementa: Os seminários desta série visam estudar a contribuição de autores clássicos para grandes questões da filosofia, bem como o desenvolvimento de técnicas de leitura exegética
  • Seminário de Questões de Filosofia Analítica Contemporânea II, III, IV
    Ementa: O objetivo dos seminários desta série é o estudo de autores (ou grupo de autores suficientemente próximos, como o Círculo de Oxford ou o Círculo de Viena) pertencentes à filosofia contemporânea (isto é, ao período posterior à segunda metade do séc. XIX) que pertencem ou são de interesse para a tradição analítica, e cuja obra foi particularmente influente na tradição que se seguiu. Os seminários desta série deverão, na medida do possível, seguir as mesmas técnicas de leitura desenvolvidas a partir do seminário de Questões Clássicas de Filosofia I.
  • Seminário de Epistemologia I, II, III , IV
    Ementa: Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da epistemologia analítica. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre certas questões epistemológicas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.
  • Seminário de Teoria da Ação I, II, III, IV
    Ementa: Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da teoria da ação, tais como os critérios de identidade pessoal, a teoria do valor, a teoria da motivação moral, etc. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.
  • Seminário de Ontologia I, II, III, IV
    Ementa: Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da pesquisa em ontologia analítica, tais como objetos abstratos, realismo e anti-realismo, argumentos ontológicos, etc. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.
  • Seminário de Semântica Filosófica I, II, III, IV
    Ementa: Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da filosofia da linguagem contemporânea, particularmente no que diz respeito a questões de significado ou, de maneira mais geral, à relação entre linguagem e entidades extra-linguísticas (semântica de nomes próprios, termos indexicais, semântica intensional, etc.). O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico atual sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.

Disciplinas obrigatórias do ciclo avançado

  • Seminário de Orientação I, II
    Ementa: O propósito destes seminários é iniciar o aluno em seu trabalho de dissertaçào, sob a supervisão do orientador.
  • Seminário de Pesquisa
    Ementa: Trata-se de um espaço de discussão, onde cada aluno deverá apresentar os resultados parciais obtidos em seu trabalho individual para a apreciação e discussão com os demais estudantes e professores. O propósito último deste seminário é fazer com que os estudantes trabalhem coletivamente, preservando a especificidade do tópico de pesquisa escolhido, mas ao mesmo tempo podendo se beneficiar da crítica dos colegas e professores. Este seminário será coordenado por um professor do Programa, sendo também aberto à participação dos demais professores.