Linhas de pesquisa

A área de concentração do PPGLM é “Metafísica e Filosofia da Ação”. As pesquisas são desenvolvidas no PPGLM tanto a partir de questões gerais de Metafísica, inclusive na medida em que se relacionam com questões semânticas e epistêmicas, quanto a partir de problemas de teoria da ação, além de temas que explorem a relação entre esses dois campos de estudo. Os projetos de pesquisa estão organizados de acordo com as três linhas de pesquisa e são desenvolvidos nos quatro diferentes Centros de Pesquisa do Programa. Os professores do Programa se vinculam a até dua linhas de pesquisa e se reúnem nos Centros de Pesquisa segundo a afinidade entre os temas de suas pesquisas individuais.

A área de concentração do PPGLM estrutura-se em três linhas de pesquisa:

  • Ontologia Lógica e Semântica Filosófica

Esta linha de pesquisa está voltada para o estudo da estrutura categorial do mundo. Ela abarca tanto a investigação tradicional sobre as categorias mais gerais sobre o que há (denominada por Husserl “ontologia formal”) quanto a investigação sobre a existência de uma série de entidades abstratas específicas (como proposições, números, Deus etc.), cuja existência constitui problema para a filosofia. Como as investigações de natureza ontológica estão indissociavelmente ligadas à semântica, essa linha de pesquisa abrange uma investigação lógica da linguagem.

Relação dos professores desta linha de pesquisa:

Edgar da Rocha Marques
Ethel Menezes Rocha
Marco Ruffino
Maria das Graças de Moraes Augusto
Pedro Costa Rego
Raul Landim Filho
Rodrigo Guerizoli

  • Filosofia das Ciências Formais e Epistemologia Analítica

Essa linha de pesquisa está voltada para a investigação dos fundamentos da matemática e da lógica. Ela inclui desde o trabalho de natureza mais técnica (em lógica e teoria de conjuntos, com sistemas formais propriamente ditos) até o trabalho de natureza mais conceitual, como a história da lógica e da teoria de conjuntos. Essa linha de pesquisa inclui também o campo da chamada epistemologia analítica. Por esta entendemos aqui tanto a filosofia da ciência quanto a investigação filosófica que se ocupa com as teorias epistêmicas da justificação relativas ao conhecimento proposicional.

Relação dos professores desta linha de pesquisa:

Alberto Oliva
Guido Imaguire
Luiz Carlos Dias Pereira
Marco Ruffino
Oswaldo Chateaubriand Filho
Roberto Horácio de Sá Pereira

  • Filosofia da Ação

Essa linha de pesquisa está voltada tanto para a investigação da conduta humana livre, intencional e imputável quanto para os conceitos tradicionais e contemporâneos de atitude proposicional, de consciência fenomenal, de autoconsciência e de causalidade intencional, abrangendo questões de filosofia moral, filosofia do direito e teoria da racionalidade.

Relação dos professores desta linha de pesquisa:

Carolina de Melo Bomfim Araújo
Guido Antônio de Almeida
Marina Velasco
Roberto Horácio de Sá Pereira
Ulysses Pinheiro