O PPGLM conta com quatro centros de pesquisa, todos já com anos de funcionamento e diretamente ligados às suas diferentes linhas de pesquisa.

  • SFL – Seminário Filosofia da Linguagem

Coordenador: Raul Ferreira Landim Filho

Com mais de trinta anos de existência, o SFL, localizado no complexo de salas 414 do IFCS/UFRJ, é responsável pela publicação da revista de filosofia de circulação nacional Analytica (Qualis A2, ISSN 1414-3003) e também pela coleção Philosophia, atualmente editada pela Discurso Editorial/Paulus. O SFL promove regularmente conferências, cursos, seminários, colóquios sobre questões relacionadas com os temas de pesquisa dos membros do grupo. São membros efetivos do grupo, além do coordenador, os professores Guido Antônio de Almeida, Ethel Menezes Rocha, Pedro Costa Rego e Rodrigo Guerizoli, todos membros permanentes do PPGLM, bem como os professores Edgar Marques (UERJ), Luiz Carlos Pereira (PUC-Rio), Marcos Gleizer (UERJ) e Lia Levy (UFRGS). Ao longo desses anos, o SFL contou com a estreita colaboração de eminentes professores do Brasil e do exterior, tais como, Marco Zingano (USP), Luiz Henrique Lopes dos Santos (USP), Balthazar Barbosa Filho (UFRGS), Jean-Marie Beyssade (Paris IV), Francis Wolff (ENS), Michel Fichant (Paris IV), Pierre Guenancia (Dijon), entre outros.

  • Pragma – Programa de Estudos em Filosofia Antiga

Coordenador: Maria das Graças de Moraes Augusto

Coordenado pela Profa. Maria das Graças de Moraes Augusto, tendo também como membros do PPGLM as Profas. Carolina Araújo e Alice Haddad, o PRAGMA, fundado em 1989, mantém o Seminário de Estudos Platônicos, coordenado pela Profa. Maria das Graças de Moraes Augusto, e o Seminário de Estudos Clássicos, coordenado pela Profa. Carolina Araújo, dos quais participam professores brasileiros e estrangeiros. Atualmente, são desenvolvidos no âmbito do PRAGMA projetos de pesquisa que integram docentes e discentes da UFRJ, PUC-Rio, UFMG, USP, UFRN, UFRRJ, UFCA e UNIOESTE, bem como da Universidade de Coimbra. Mais de 30 teses e dissertações (além de monografias de bacharelado) já foram elaboradas no âmbito de tais pesquisas. O PRAGMA é responsável pela publicação da revista “Kléos” (Qualis C, ISSN 1517-4735) , pelos Simpósios Nacionais de Filosofia Antiga, pelos Colóquios Platônicos, pelos Colóquios PRAGMA-UFRJ/CECH-UC, realizados no âmbito do Acordo de Cooperação da UFRJ com a Universidade de Coimbra, com publicações editadas pela UFRJ e pela Imprensa Universitária da UC, bem como participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre as Sociedades Antigas (GIPSA), associado ao Pôle Alpin de Recherche sur les Sociétés Anciennes (PARSA). Ainda no âmbito dos convênios internacionais, o PRAGMA mantém projeto de pesquisa conjunta com a Sección de Filosofía Antiga da Universidad de Buenos Aires, também com um cronograma de publicações conjuntas e implementação de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

  • CEPISHC – Centro de Epistemologia e História da Ciência

Coordenador: Alberto Oliva

O Centro de Epistemologia e História da Ciência (CEPISHC) reúne professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras e estrangeiras cujas pesquisas se voltam para a temática da fundamentação do conhecimento em geral e do científico em particular. Um dos objetivos perseguidos por essa associação é o de intensificar o intercâmbio crítico e desenvolver atividades que favoreçam o aumento da produção acadêmica nos campos da teoria do conhecimento, filosofia da ciência, sociologia da ciência e história da ciência. Os participantes do CEPISHC se propõem a buscar um nível crescente de integração entre suas pesquisas, construindo um espaço de livre criação intelectual, marcado pelo pluralismo ideológico e pelo respeito às diferenças filosóficas. O CEPISHC também acolhe pesquisadores que desenvolvem estudos em áreas afins, estimulando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em áreas fronteiriças aos campos da teoria do conhecimento, filosofia da ciência, sociologia da ciência e história da ciência.

  • LAPA – Seminário Linguagem e Ação na Perspectiva Analítica

Coordenador: Guido Imaguire

O Seminário Linguagem e Ação na Perspectiva Analítica (LAPA) vem funcionando desde 2003 como um espaço de discussão de pesquisa filosófica original em andamento e de integração do PPGLM no debate em torno das principais questões presentes na literatura analítica contemporânea. Originalmente dedicado a questões da filosofia da matemática e da lógica, o laboratório expandiu seu campo temático para questões da filosofia analítica em geral, com particular ênfase nas questões contemporâneas de metafísica, filosofia da linguagem e teoria da ação. Também são bem-vindas discussões em torno de aspectos históricos da filosofia na medida em que estas tenham relevância e impacto para aquilo que se faz contemporaneamente. A principal atividade são as palestras proferidas por pesquisadores convidados, preferencialmente de fora do Brasil e cujo trabalho tenha impacto significativo na pesquisa filosófica analítica contemporânea, seguidas de debates com o grupo de alunos e professores do PPGLM. Além de palestras, também minicursos são regularmente promovidos. O grupo também promove workshops sobre livros e artigos relevantes recém-publicados nas suas áreas de interesse.